Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

3/14/2012

ESET detecta nova ameaça voltada a smartphones, tablets, roteadores e equipamentos que utilizam Linux

English: A candidate icon for Portal:Computer ...Image via Wikipedia
ESET detecta nova ameaça voltada a smartphones, tablets, roteadores e equipamentos que utilizam Linux

Conhecido como Aidra, o botnet já atacou mais de 11 mil usuários no mundo

São Paulo, março de 2012 – A fornecedora de soluções de segurança ESET detectou uma nova ameaça virtual que tem atacado usuários em todo o mundo. Trata-se de um botnet (rede de computadores zumbi controlado pelo cibercriminoso para ter acesso ao equipamento infectado de forma remota), conhecido como Aidra. Ele tem como objetivo atacar smartphones, tablets, câmeras de vigilância IP, roteadores domésticos, sistemas de voz sobre IP, além de qualquer terminal que utilize o sistema operacional Linux.

A Aidra, detectada pelo ESET NOD32 Antivirus, é uma variante da ameaça Linux/Hydra.B. De acordo com a fornecedora de soluções de segurança, até o momento, já foram identificados mais de 11.000 equipamentos atacados por esse malware.

“Apesar de não estar clara ainda a motivação para a criação da Aidra, o que se sabe é que ele pode ser utilizado pelos cibercriminosos para realizar grandes ataques virtuais”, explica Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil.

De acordo com informações dos laboratórios da ESET, a Aidra invade o equipamento por meio de um ataque massivo, no qual tenta, de modo sucessivo, várias combinações-chaves até encontrar uma forma de acessar os equipamentos. Uma vez que consegue invadir o aparelho, infecta o sistema operacional e transforma o terminal em um dispositivo zumbi – que pode ser controlado pelo cibercriminoso.
Em relação aos cuidados para não ser vítima da Aidra, a ESET informa que a melhor forma é evitar o uso de senhas facilmente identificáveis ou que sejam fornecidas pelo fabricante.
O country manager da ESET ressalta que os usuários precisam também redobrar o cuidado na hora de acessar conteúdos suspeitos na internet. “Além disso, os internautas precisam ter um bom antivírus e mantê-lo atualizado, se quiserem evitar esse tipo de ataque”, acrescenta.

Sobre a ESET
Fundada em 1992, a ESET é uma companhia global de soluções de software de segurança que provê proteção de ultima geração contra ameaças eletrônicas. Com matriz na Bratislava (Eslováquia), a empresa conta com escritórios em oito países, incluindo o Brasil.

Além do seu principal produto, o antivírus ESET NOD32, desde 2007 a companhia oferece a solução ESET Smart Security, que integra a premiada proteção proativa do NOD32 com um firewall e um anti-spam.

Para mais informações, acesse o site www.eset.com.br ou o blog http://blogs.eset.com.br/laboratorio/

Informações para a imprensa
Agência Ideal – PABX: (11) 3035-2161 – www.agenciaideal.com.br
Juan Castillo
Tatiana Americano
Andréa Farias
Enhanced by Zemanta

0 comentários:

Postar um comentário

 

My Blog List

Facebook

Followers

Recommended Gadget

  • ads
  • ads
  • ads
  • ads

Ponto Celular Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Blogger Templates Sponsored by Online Business Journal

Blog Widget by LinkWithin BlogBlogs.Com.Br