Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

4/30/2012

ESET descobre novo tipo de golpe direcionado exclusivamente a internautas brasileiros



ESET descobre novo tipo de golpe direcionado exclusivamente a internautas brasileiros

O phishing se diferencia pelo fato de afetar apenas endereços IP que estejam no Brasil, o que reflete uma tendência de ‘geolocalização’ das ameaças

São Paulo, abril de 2012 – A ESET, fornecedora de soluções de segurança, acaba de identificar um novo ataque de phishing – golpe eletrônico que tem como objetivo furtar dados pessoais, tais como número de CPF e informações bancárias – direcionado a usuários de um importante banco brasileiro. O golpe, que se propaga por meio de um e-mail com o link malicioso, chamou a atenção dos especialistas da ESET pelo fato de representar uma nova tendência, em que a ameaça virtual é direcionada especificamente a internautas de um determinado país.

Nesse caso específico, os cibercriminosos utilizam uma tecnologia de geolocalização, por meio da qual detectam o endereço IP de origem do usuário e só executam o phishing, por meio de um site com conteúdo fraudulento, em máquinas provenientes do Brasil. Nos demais casos, os internautas recebem uma mensagem de acesso negado.

O objetivo dos criminosos ao atacar apenas usuários brasileiros é otimizar os resultados do golpe, uma vez que só pessoas situadas no Brasil podem ter contas bancárias na instituição afetada e, por consequência, vão entrar no site infectado, que simula a página inicial do banco, escrita em português. Por outro lado, ao não permitir que estrangeiros acessem a página com conteúdo fraudulento, os golpistas reduzem as chances de que o site no qual está o phishing tenha uma sobrecarga de usuários e seja retirado do ar.

Quanto ao funcionamento do golpe, quando o usuário entra na página infectada – que simula o internet banking da instituição financeira – é solicitado que ele insira algumas informações pessoais, como agência, conta e senha. Em seguida, os cibercriminosos solicitam mais duas senhas do usuário. Por fim, a vítima recebe um aviso de que o procedimento foi concluído com sucesso e que, a partir daquele instante, poderá aproveitar os novos recursos de segurança oferecidos pela instituição financeira.
“Os cibercriminosos têm desenvolvido ataques cada vez mais sofisticados. Esse recém-descoberto golpe voltado exclusivamente a usuários brasileiros representa um exemplo dessa tendência”, pontua Camillo Di Jorge, country manager da ESET no Brasil. “A única forma de não ser vítima desse tipo de ação é sempre que for informar dados confidenciais certificar-se de que se trata de uma página confiável. Além disso, o usuário só deve acessar a internet de computadores e dispositivos móveis que tenham um antivírus instalado e atualizado”, conclui.
Para mais informações sobre a ESET, acesse o site http:www.eset.com.br ou
o blog http://blogs.eset.com.br/laboratorio/

Imagens do ataque









Sobre a ESET
Fundada em 1992, a ESET é uma companhia global de soluções de software de segurança que provê proteção de ultima geração contra ameaças eletrônicas. Com matriz na Bratislava (Eslováquia), a empresa conta com escritórios em oito países, incluindo o Brasil.

Além do seu principal produto, o antivírus ESET NOD32, desde 2007 a companhia oferece a solução ESET Smart Security, que integra a premiada proteção proativa do NOD32 com um firewall e um anti-spam.

Para mais informações, acesse o site www.eset.com.br ou o blog http://blogs.eset.com.br/laboratorio/

Informações para a imprensa
Agência Ideal
Juan Castillo


0 comentários:

Postar um comentário

 

My Blog List

Facebook

Followers

Recommended Gadget

  • ads
  • ads
  • ads
  • ads

Ponto Celular Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Blogger Templates Sponsored by Online Business Journal

Blog Widget by LinkWithin BlogBlogs.Com.Br