Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

11/16/2011

Novo Assistente de Voz ameaça Buscas do Google

Eric Schmidt, ex-CEO do Google e hoje líder do conselho de administração da empresa, admitiu que a tecnologia de Inteligência Artificial, o Siri, um assistente comandado por voz, presente no iPhone 4S, a mais recente versão do smartphone da Apple, é uma grande ameaça para o negócio do Google no mercado de pesquisas e buscas, o grande foco de negócios de sua empresa.
De acordo com o site, tais afirmações de Schmidt foram redigidas em uma carta enviada ao sub-comitê antitruste do Senado dos Estados Unidos em resposta às questões levantadas pelos senadores americanos, em setembro, a respeito de uma investigação sobre o alegado abuso de posição dominante de mercado no segmento das pesquisas on-line que está a decorrer nos EUA.


O ex-CEO do Google teria dito aos senadores americanos que o Siri é uma importante evolução tecnológica nas buscas na internet, representa uma “melhora significante” na forma de se fazer pesquisas, sendo o assistente pessoal de voz do smartphone um “desenvolvimento significativo” e uma “séria ameaça competitiva” para a principal atividade de sua empresa.
Ainda que para confirmar suas afirmações, o executivo da Google cita dois documentos que definem o Siri como uma “ameaça séria ao Google” e que consideram que a integração deste software no iPhone representa a entrada da Apple na área dos motores de busca.
O pronunciamento de Eric aos senadores americanos, também volta atrás quanto a uma declaração anterior, em setembro de 2010, de que a Apple e o Facebook não seriam concorrentes páreos para o Google.
“Minha declaração estava claramente errada. O Google tem grandes competidores e às vezes, falhamos em antecipar a ameaça proposta por novos métodos de acesso de informação”, disse o executivo, adicionando ainda concorrentes dos mecanismos de busca Bing e Yahoo!, além das redes sociais Twitter e Facebook e das empresas de tecnologia Apple e Microsoft, segundo informações do Apple Insider.
Há quem diga que a grande motivação de Schmidt, por trás disto tudo, para chamar o Siri de ameaça competitiva, não é por medo do impacto que a ferramenta poderá ter nos negócios de pesquisa do Google. Mas uma grande estratégia para tentar tranqüilizar o senado americano, mostrando que o Google não é uma entidade monopolista e que precisa ser regulamentada.
Com isso, Schmidt alega ter vários competidores a defesa do Google, e se mostra preocupado com o futuro da empresa.
Para comprovar que essa preocupação tem algum fundamento, pesquisas de buscas foram feitas por analistas, que de busca em busca acabaram por comprovar que o Siri poderá atrapalhar um pouco o Google em termos de publicidade.
Por exemplo, durante as pesquisas foi feita uma série de buscas por voz e em nenhum momento passou-se pelo Google. Isto afeta diretamente as empresas que possuem links patrocinados no buscador e que a cada clique nesses anúncios recebem uma remuneração para sua empresa.
Outra enquete feita por com 40 donos de iPhones 4S avaliou que nenhum deles recorre ao Google quando o Siri consegue responder a uma pergunta, e 27 deles disseram que, desde a compra do novo smartphone, não fizeram mais nenhuma busca direta lá.
A grande verdade é que o Siri, que por enquanto, está disponível inicialmente em inglês, francês e alemão, não terá grande impacto na posição do Google no mercado de pesquisa tão cedo. É possível que os usuários do iPhone 4S abandonem por completo o buscador do Google em seus aparelhos, porém essa ainda é uma pequena parcela de usuários, e não impacta no negócio de pesquisas de computadores de mesa da empresa, que é enorme.
O Google possui 65% da parcela de mercado de pesquisa dos Estados Unidos, 94% na Europa e 97% do mercado de pesquisa em smartphones devido à sua plataforma Android. No Brasil, fica em torno de 90%.
Entretanto, o Siri pode vir à ter algum impacto eventualmente, se a Apple ampliar o seu beta e expandi-lo para mais dispositivos que não sejam somente o iPhone 4S, como o Mac. Fica o alerta.

Tire dúvidas sobre celulares e smartphones no Mania de Celular

0 comentários:

Postar um comentário

 

My Blog List

Facebook

Followers

Recommended Gadget

  • ads
  • ads
  • ads
  • ads

Ponto Celular Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Blogger Templates Sponsored by Online Business Journal

Blog Widget by LinkWithin BlogBlogs.Com.Br