Pesquisa Google

Pesquisa personalizada

12/01/2011

Samsung é líder no mercado de smartphones, Nokia em segundo

Samsung é líder no mercado de smartphones, Nokia em segundo



A Gartner Inc., antes conhecida como Gartner Group, empresa que presta consultoria em informação e pesquisas em tecnologia com sede em Stamford, Connecticut, nos Estados Unidos, aponta em recente relatório, que a Samsung acaba por ultrapassar a Nokia em número de smartphones vendidos no último trimestre do ano, tornando-se a maior fabricante de smartphones no mundo, triplicando com isso, as vendas do Android em um ano.

A Samsung cresce à medida que o sistema Android está presente em mais da metade dos smartphones vendidos no mundo. Gartner mostra que empresa sul-coreana precisou vender 24 milhões de aparelhos no trimestre para alcançar a Nokia, um número três vezes maior do que havia vendido no mesmo período do ano passado; com isso, a plataforma Android do Google conquista mais da metade do mercado com uma participação de um pouco mais que 50%.

O principal motivo do aumento em volume de vendas de smartphones da Samsung, segundo a pesquisa divulgada pela Gartner, seria o suporte da Samsung para o Android, e a disponibilidade de uma ampla variedade de smartphones de baixo custo rodando este sistema. Como por exemplo, o sucesso do novo modelo da linha Galaxy, o Samsung Nexus com versão mais atual do Android, a Ice Cream Sandwich, além da variedade de modelos da linha à preços acessíveis, e baixa concorrência neste aspecto.
Os dados do Gartner apontam que 60,5 milhões de aparelhos com o sistema operacional do Google foram vendidos no terceiro trimestre. Isso é quase o triplo dos 20,5 milhões comercializados no mesmo período do ano passado. Em um ano, a participação do Android no mercado mais que dobrou, de 25,3% para 52,5%.

Já o Symbian, plataforma usada por celulares Nokia, despencou de 36,3% de participação para 16,9%. Mas, mesmo com essa queda acentuada, o sistema da Nokia ainda é o segundo mais usado.

Apesar de tudo a empresa Nokia ainda é a segunda maior fabricante de celulares do mundo, e seu sistema Symbian ocupa o mesmo lugar no ranking dos OS móveis, com 23,9% do mercado, sendo 19,5 milhões de smartphones Symbian vendidos na Europa Oriental, Oriente Médio e Ásia. Os dados foram atribuídos ao bom desempenho dos telefones com dois chips e dos feature phones em mercados emergentes.

Apesar da queda de 4,3 em relação ao mesmo período do ano passado, na comparação com o segundo trimestre de 2011 a finlandesa conseguiu se recuperar trabalhando em constante parceria com a Microsoft no desenvolvimento da linha Lumia, para o primeiro smartphone Windows Phone da Nokia, o Lumia 800, que já está à venda na Alemanha e deve chegar a outros países europeus até o final do mês podendo apresentar resultados no quatro trimestre. Muito embora, a Gartner prevê mudanças reais somente na metade do ano que vem.

Analistas esperam que a concorrência aumente no quarto trimestre com a entrada da Apple nesta briga pelas plataformas de sistemas operacionais. As vendas do iPhone 4S, que obtiveram fortes números durante a pré-venda do aparelho prometem esquentar a concorrência entre as fabricantes. A Apple acredita que mercados como Brasil, México, Rússia e China estão se tornando mais importante para a empresa, que representam 16% das vendas totais da empresa e mostram que o iPhone tem lugar em mercados emergentes.

Visite o Mania de Celular para tirar dúvidas sobre telefones celulares - http://www.maniadecelular.com.br
Enhanced by Zemanta

0 comentários:

Postar um comentário

 

My Blog List

Facebook

Followers

Recommended Gadget

  • ads
  • ads
  • ads
  • ads

Ponto Celular Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Blogger Templates Sponsored by Online Business Journal

Blog Widget by LinkWithin BlogBlogs.Com.Br