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10/29/2009

Motorola anuncia São Paulo como a cidade mais digital da América Latina



Motorola anuncia São Paulo como a cidade mais digital da América Latina

Salvador (BA) ficou em 12º lugar no ranking, que elegeu Mérida (México), Chihuahua (México) e San Luis (Argentina) como segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente


October 27, 2009


São Paulo, 27 de outubro de 2009 – A Motorola e a Convergencia Research divulgam hoje os resultados finais do
Ranking Motorola de Cidades Digitais. A pesquisa, que começou a ser feita há um ano, avaliou o nível de digitalização de 150 cidades, em 15 países da América Latina. São Paulo foi considerado o município mais digital da região por destacar-se com seu e-governo, pelos serviços que presta aos cidadãos pela internet; compromisso com a inclusão digital e pelas aplicações de tele-saúde e tele-segurança.
Já a cidade de Salvador (BA) ficou com o 12º lugar, tendo como destaque o uso da tecnologia nas áreas de saúde e educação. Os municípios de Mérida e Chihuahua, do México, e San Luis, da Argentina, foram eleitos em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente.
O estudo levou em consideração a infraestrutura, os serviços, e-binding e o compromisso assumido com a redução da desigualdade digital, assim como o emprego de tecnologias de informação e comunicação (TICs) entre os cidadãos, empresas e outras instituições públicas.
O Ranking Motorola de Cidades Digitais, elaborado pela consultoria Convergencia Research, é o primeiro estudo desse tipo em toda a América Latina e visa conhecer o nível de digitalização dos municípios escolhidos. Durante a primeira etapa, foram avaliados, entre outros fatores: infraestrutura de banda larga; número de usuários de internet no município; e os diferentes tipos de projetos e tecnologias utilizados para oferecer acesso.
As 25 cidades que obtiveram as pontuações mais altas do Ranking Motorola de Cidades Digitais foram:

“Ficamos entusiasmados com o grande número de cidades inscritas e gostaríamos de agradecer a participação de todos. Esta pesquisa nos mostrou que o processo de digitalização é uma tendência solidamente enraizada na América Latina, que continua avançando para reduzir a brecha digital e para consolidar a tecnologia como um serviço básico, sendo que futuramente esta será tão indispensável como a energia elétrica e a água potável”, afirmou Manuel Moreno, gerente de Marketing de Banda Larga Sem Fio da Motorola.
A pesquisa avaliou o nível de digitalização da administração pública, dos cidadãos e das empresas mediante a análise dos componentes de infraestructura (acesso aos serviços de telecomunicações e dispositivos), serviços (e-governo, tele-saúde, tele-segurança, tele-educação), e-binding (emprego da tecnologia com finalidades econômicas, produtivas e de relações sociais) e compromisso com a inclusão digital (políticas como telecentros, redes sem fio gratuitas, alfabetização digital e financiamento de dispositivos).  O estudo foi finalizado com a observação dos parâmetros de relacionamento classificados em: presença, usabilidade, informação, transparência, interação, transação e participação.
Resultados significativos
Em geral, a pesquisa, realizada pela consultoria argentina Convergencia Research, demonstrou que os aspectos mais desenvolvidos na região são a digitalização interna: as aplicações administrativas. Segundo o estudo, 103 das 150 cidades pesquisadas possuem planos de digitalização de processos administrativos, 106 possuem programas de governo eletrônico, e somente 15 ainda não têm nenhum plano para expandir os níveis de digitalização
São Paulo (Brasil)
São Paulo obtém o primeiro lugar no Ranking Motorola pela homogeneidade das pontuações nas dimensões de análise. Destaca-se nos itens: serviços, compromisso com a redução de desigualdade digital e em tele-saúde.
A cidade propõe, por meio de seu portal Web, uma série de serviços aos seus cidadãos cujos níveis mais destacados são Informação, Interação, Transação e Transparência. Segundo os dados levantados, 100% dos hospitais e escolas municipais de níveis inicial, primário e secundário, têm conectividade à Internet de banda larga pela rede da Prefeitura de São Paulo e as políticas de redução de desigualdade digital e social, com foco na inclusão, diferenciam a cidade das demais inscritas no ranking.
Foram abertos 300 telecentros, por exemplo, que oferecem treinamento e acesso à Internet gratuito para todos aqueles que não dispõem de outra alternativa e atendem a 1,5 milhões de pessoas por ano. Os telecentros estão localizados em bairros de altos níveis de pobreza e há também locais exclusivos para pessoas com deficiências. Como parte da política de inclusão digital, foram financiados equipamentos de computação para 3 mil cidadãos no primeiro semestre de 2009.
De acordo com o estudo, as empresas paulistas utilizam o website da prefeitura principalmente para buscar informações, sendo que 49% das buscas são relacionadas a trâmites no geral e 41% são para fazer download e preencher formulários. Outras formas de vinculação com a administração pública são a busca de informações sobre instituições de saúde do município (26%); informações sobre capacitação e cursos oferecidos pelo município (35%), consultas on-line a bibliotecas (15%), busca de informações sobre segurança (20%) e busca de informações sobre antecedentes criminais e delitos (18%). Do total, 9% dos indivíduos têm ligado para o número de emergências pelo menos uma vez no último ano.
Os cidadãos consideram que seria proveitoso para São Paulo contar com espaços onde possam acessar a Internet de forma gratuita (43%) e realizar mais trâmites com a Administração pública em forma on-line (22.6%).
Salvador – Brasil
O nível de digitalização de Salvador é semelhante ao nível médio das 25 cidades líderes. Esta capital ocupa a posição número 12 no ranking geral e se destaca pelo nível de digitalização de seus indivíduos, ocupando o quarto lugar. Por sua infra-estrutura ocupa o sexto lugar e, em tele-saúde, ocupa o nono posto. O nível de transações é o destaque de seu website.
Outras cidades brasileiras que se registraram para participar do Ranking Motorola foram: Camaçari (RJ), Elói Mendes (MG), Foz do Iguaçu (PR), Itanhaém (SP), Japeri (RJ), Jaú (SP), Lajeado (RS), Mangaratiba (RJ), Osasco (SP), Pedregulho (SP), Poços de Caldas (SP), Quadra (SP), Quatis (RJ), Rincão (SP), São José do Vale do Rio Preto (RJ), São João de Meriti (RJ), Senador Salgado Filho (RS) e Tauá (CE).
Para conhecer mais sobre o Ranking Motorola de Cidades Digitais, visite: www.ciudadesdigitales.convergencia.com.
Sobre a Convergencia Research
A Convergencia Research é, desde 1998, a unidade de Consultoria e Inteligência de Mercado do Grupo Convergencia, voltada para os principais players da América Latina.  Entre suas pesquisas mais importantes estão: evolução trimestral de banda larga na América Latina; segmento de WiMAX, oferta e demanda via satélite, mercados de TV paga, triple play e IPTV, demanda por novos serviços móveis e contribuição da telefonia móvel para as economias regionais.
Desde 1995, o Grupo Convergencia é o provedor de informações com maior prestígio na indústria da comunicação. Entre suas unidades de negócios, a Convergencia Latina faz o acompanhamento diário dos temas pan-regionais e a Convergencia Eventos se posiciona na vanguarda dos debates acadêmicos e networking de negócios.
Sobre a Motorola
A Motorola é conhecida mundialmente pela inovação em comunicação. A companhia desenvolve tecnologias, produtos e serviços que tornam possíveis as experiências móveis. Nosso portfólio inclui infra-estructura de comunicações, soluções de mobilidade corporativa, decodificadores digitais, cable modems, aparelhos móveis e acessórios Bluetooth. A Motorola está comprometida em entregar a próxima geração de soluções de comunicação a pessoas, corporações e governos. Integrante do ranking Fortune 100, com presença e impacto globais, a companhia obteve vendas de US$ 36,6 bilhões em 2007. Para mais informações sobre a empresa, sobre nosso pessoal e sobre nossas inovações, visite o site www.motorola.com.br
Media Contacts:
Luciana Vedovato
Office: +551138473477
luciana.vedovato@motorola.com
Motorola, Inc. Gustavo Wrobel
Office: +541143175239
gustavo.wrobel@motorola.com
Motorola, Inc.

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